opções de acessibilidade tipo de contraste: Contraste Padrão Contraste Invertido tamanho da fonte

A- A+

Novidades 360º | Lista de Notícias

Curso de introdução à audiodescrição

Com Carla Grião e Viviane Sarraf

Data: 08 de outubro, 2020
Horário: 16h

 

Neste encontro, promovido pelo MAM-SP, apresentaremos um breve histórico e conceitos sobre a área de audiodescrição e as diretrizes práticas para elaboração de descrição de imagens e vídeos do universo da produção artística em museus de arte.

inscrições aqui
atividade gratuita, vagas limitadas
encontro por videochamada no zoom (link enviado aos participantes no dia da atividade)
participação: livre

Carla Grião Mestranda em Culturas e Identidades Brasileiras pelo Instituto de Estudos Brasileiros da Universidade de São Paulo. Bacharela em Museologia pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Participa do Grupo de Estudos e Pesquisas em Acessibilidade em Museus da USP (GEPAM). Possui experiência em Sociomuseologia, Museologia e Educação e Curadoria Acessível. Atuou há 4 anos como Museóloga no Memorial da Inclusão: Os Caminhos da Pessoa com Deficiência, responsável pelas exposições temporárias e, atualmente é diretora técnica da empresa social Museus Acessíveis de consultoria em acessibilidade em museus e docente do curso técnico de Museologia da Etec Parque da Juventude, onde ministra aulas de mediação educativa inclusiva e acessibilidade em museus e espaços culturais.

Viviane Sarraf é pesquisadora Colaboradora (Pesquisadora Responsável e Principal do Auxílio Jovem Pesquisador FAPESP) no IEB-USP/, Pós Doutora em Museologia pelo PPGMus-USP, Doutora em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP, Mestre em Ciência da Informação pela ECA-USP, Especialista em Museologia pelo CEMMAE-USP. É coordenadora do GEPAM – Grupo de Estudo e Pesquisa de Acessibilidade em Museus, Fundadora e Consultora da Empresa Social Museus Acessíveis, Professora Colaboradora e Orientadora do Programa de Pós Graduação Multidisciplinar em Culturas e Identidades Brasileiras do IEB-USP, do MBA em Gestão de Museus da Universidade Cândido Mendes e Membro do Conselho Deliberativo do Parque Cientec-USP. Foi professora convidada do PPGMus-USP, do Curso de Especialização em Acessibilidade Cultural da UFRJ, criadora e curadora do Centro de Memória Dorina Nowill da Fundação Dorina Nowill para Cegos.

 

Esta atividade faz parte do programa Contatos com a Arte, com patrocínio Ultra, e Tecnologias assistivas, com patrocínio IBM.

 

Ao participar desta atividade/evento, você autoriza, de forma gratuita e definitiva, o MAM – Museu de Arte Moderna de São Paulo, a utilizar sua imagem, voz, dados biográficos e sinais característicos, captados em vídeo, áudio, fotografia e prints, para fins de registro, divulgação e promoção das atividades do Museu, em quaisquer meios, veículos, suportes, mídias, métodos e tecnologias, tangíveis ou intangíveis. Caso você não queira que sua imagem seja divulgada, por favor informar o MAM (educativo@mam.org.br).

Agenda Brasil de Acessibilidade

Clique e saiba mais sobreos principais eventos da área de acessibilidade!!!

DOM SEG TER QUA QUI SEX SAB
        1 2 3
4 5 6 7 8 9 10
11 12 13 14 15 16 17
18 19 20 21 22 23 24
25 26 27 28 29 30 31

Depoimentos

  • Entre os itens apresentados por você como necessários para a acessibilidade em museus temos tentado vencer um a um e por isso temos recebido vários comentários de escolas inclusivas e instituições parabenizando essa estrutura que oferece mais segurança e garante realmente o maior acesso de pe...
    Karla Osório
    Diretora da Ecco
  • ... creio que seja necessário fazer um trabalho mais intenso por parte dos órgãos responsáveis pelos museus...se faz necessário um projeto para todos os museus onde cada um deles dediquem um espaço para visitação de pessoas com deficiência...claro que com todos os rigores da acessi...
    Almir Escatambulo
    Deficiente Visual e sociólogo

Cadastro

Cadastre-se para recebernossas novidades!!!