opções de acessibilidade tipo de contraste: Contraste Padrão Contraste Invertido tamanho da fonte

A- A+

Novidades 360º | Lista de Notícias

Exposição Reverta: Arte e Sustentabilidade com recursos de acessibilidade para visitantes com deficiência

Arte, ciência e interatividade para conhecer de perto o mundo da reciclagem no Brasil e transformar comportamentos.

 

A Ambev e o Ministério da Cultura apresentam na Oca, no Parque do Ibirapuera, a Exposição REVERTA, que acontece de 16 de maio a 5 de julho, de terça a domingo, de 9h às 17h. Idealizada pela Ambev e realizada pelo Instituto Abramundo, a mostra conta com patrocínio da Novelis, líder mundial em laminados e em reciclagem de alumínio. A exposição reúne ciência e arte em um mesmo ambiente, o que permite ao visitante a compreensão de todo o processo envolvido na produção, descarte, destinação e reciclagem dos resíduos sólidos pós-consumo.

A ideia é despertar no público uma mudança na percepção de que o que muitos pensam ser lixo é, na verdade, resíduo e se tratado como tal, pode representar preservação ambiental, economia de recursos naturais, inclusão social e renda. Assim, por meio de uma abordagem lúdica, informativa e reflexiva, a exposição busca incentivar a mudança de comportamento das pessoas em relação ao descarte, a partir da criação de consciência sobre a responsabilidade de cada um em relação aos resíduos gerados. A exposição visa contribuir para formação de cidadãos críticos, participativos e responsáveis, sensibilizando as pessoas quanto à importância da segregação doméstica dos resíduos para a destinação apropriada que possibilite a reciclagem.

O nome da exposição, que tem a curadoria artística de Marcio Debellian e Paulo Mendel, e curadoria científica de Mário Domingos, foi pensado dentro do conceito de reverter, repensar e transformar a maneira como são tratados os resíduos, incentivando a adoção de práticas para sua correta destinação. “Com a exposição REVERTA queremos levar para fora dos nossos muros a mesma consciência ambiental com a qual gerimos os nossos negócios, no dia a dia e há décadas, sendo um grande exemplo o desenvolvimento da primeira garrafa de PET 100% reciclado do Guaraná Antarctica. A participação do consumidor é fundamental para aumentarmos a reciclagem no país e, para isso, queremos mostrar que quando os resíduos são tratados como lixo, as pessoas estão jogando fora oportunidades reais de inclusão social, preservação ambiental e desenvolvimento”, afirma Simone Veltri, gerente de relações socioambientais da Ambev.

Dividida em quatro estações, a REVERTA dará aos visitantes a oportunidade de aprender mais sobre o universo da reciclagem por meio de conteúdos desenvolvidos pelo Instituto Abramundo. Além disso, alguns artistas plásticos, designers, cineastas e cartunistas fizeram obras especialmente para a exposição; outros vão expor releituras de suas obras ou trabalhos bastante conhecidos. O percurso artístico contará com: Alessandra Colasanti, André Dahmer, Andrei Thomaz, Augusto de Campos, Brigida Baltar, Esmir Filho, Gisela Motta e Leandro Lima, Gregg Segal, Guto Lacaz, Héctor Zamora, Jac Leirner, Lenora de Barros, Loud Noises, Lucia Koch, Marcos Prado, Mariana Manhães, Marilá Dardot, Maurício de Sousa e Opavivará!

Durante a exposição, os visitantes poderão acessar uma série de interativos e games, com a possibilidade de jogá-los pelo site da própria mostra (www.reverta.com.br).

O espaço estará aberto à visitação de grupos escolares, que poderão realizar o agendamento diretamente com a Diverte Cultural pelo telefone: 3883 – 9090.

 

Acessibilidade

A exposição conta com recursos de acessibilidade para visitantes com deficiência. O espaço da OCA é acessível as pessoas com deficiência física e mobilidade reduzida.

Há uma maquete tátil da exposição; audioguia com audiodescrição dos recursos, interativos e trabalhos dos artistas e visitas educativas com educadores capacitados para atender visitantes com deficiência.

O audioguia pode ser baixado pelo website da exposição www.reverta.com.br na aba  Educativo e gravado em celulares, tablets ou reprodutores de som. Também pode ser utilizado nos aparelhos MP3 disponibilizados na recepção da OCA.

As visitas devem ser agendadas com antecedência junto a Diverte Cultural pelo telefone: 3883 – 9090 e pedir agendamento para a exposição REVERTA.

 

 

Serviço:

Exposição REVERTA


Data: 16 de maio a 5 de julho 

Horário: 9h às 17h (de terça a domingo)

Local: OCA (Parque Ibirapuera - Av. Pedro Álvares Cabral - Vila Mariana, São Paulo - SP)

Entrada gratuita


Como chegar

Pedestres: Portões 2, 3, 4, 6, 7A e 10

Metrô: As estações de Metrô próximas são Santa Cruz, Vila Mariana, Ana Rosa, Paraíso, Brigadeiro

Veículos: Portões 3 e 7A com bolsões de estacionamento – Zona Azul:

Pessoas com mobilidade reduzida: Estacionamento Zona Azul: R$5,00 por 2h. Dias úteis das 10h às 20h, sábados, domingos e feriados das 8h às 18h.

Ônibus: Confira a linha mais próxima no site da SPTrans: http://www.sptrans.com.br/

Agenda Brasil de Acessibilidade

Clique e saiba mais sobreos principais eventos da área de acessibilidade!!!

DOM SEG TER QUA QUI SEX SAB
        1 2 3
4 5 6 7 8 9 10
11 12 13 14 15 16 17
18 19 20 21 22 23 24
25 26 27 28      

Depoimentos

  • Entre os itens apresentados por você como necessários para a acessibilidade em museus temos tentado vencer um a um e por isso temos recebido vários comentários de escolas inclusivas e instituições parabenizando essa estrutura que oferece mais segurança e garante realmente o maior acesso de pe...
    Karla Osório
    Diretora da Ecco
  • ... creio que seja necessário fazer um trabalho mais intenso por parte dos órgãos responsáveis pelos museus...se faz necessário um projeto para todos os museus onde cada um deles dediquem um espaço para visitação de pessoas com deficiência...claro que com todos os rigores da acessi...
    Almir Escatambulo
    Deficiente Visual e sociólogo

Cadastro

Cadastre-se para recebernossas novidades!!!