opções de acessibilidade tipo de contraste: Contraste Padrão Contraste Invertido tamanho da fonte

A- A+

Novidades 360º | Lista de Notícias

Curso Curadorias Acessíveis no Centro de Pesquisa e Formação do SESC

A Professora Viviane Sarraf irá mostrar várias práticas bem sucedidas e realizar atividades práticas baseadas em propostas de curadoria participativa e inclusiva. O curso ocorre entre os dias 25 e 27/10 das 14h as 18h.

Desde o início do século XXI, políticas culturais, instituições e movimentos sociais vêm aproximando novos públicos do universo cultural por meio de ações educativas e programações acessíveis.

Uma das maneiras de promover o acolhimento desses novos públicos é por meio do desenvolvimento de projetos participativos. Nessas propostas representantes de diferentes públicos trabalham em conjunto com os profissionais dos espaços culturais, compartilhando responsabilidades e decisões - uma forma inusitada de promover aproximação e obter mais informações sobre novos públicos.

A dimensão participativa nas práticas curatoriais traz como benefício a fidelização e a formação de novos públicos, que potencializam a função social dos espaços culturais, colaborando para o pertencimento, para a criação de sentidos e para o uso e a apropriação de seus espaços com finalidade de convívio, lazer e crescimento cultural.

É uma nova postura, que investe nos benefícios de compartilhar o poder de decisão sobre como apresentar as manifestações culturais, levando em consideração os conhecimentos de diferentes indivíduos.

No curso serão apresentadas teorias e conceitos da museologia e da ação cultural e casos empíricos de instituições que promovem o envolvimento de diferentes atores nos projetos culturais valorizando seus conhecimentos e habilidades na preservação e na comunicação do patrimônio cultural.

Os participantes terão a oportunidade de vivenciar atividades práticas usadas por algumas dessas instituições em projetos de curadoria acessível. 

As inscrições pela internet podem ser realizadas até um dia antes do início da atividade. Após esse período, caso ainda haja vagas, é possível se inscrever pessoalmente em todas as unidades. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição.

Agenda Brasil de Acessibilidade

Clique e saiba mais sobreos principais eventos da área de acessibilidade!!!

DOM SEG TER QUA QUI SEX SAB
1 2 3 4 5 6 7
8 9 10 11 12 13 14
15 16 17 18 19 20 21
22 23 24 25 26 27 28
29 30          

Depoimentos

  • Entre os itens apresentados por você como necessários para a acessibilidade em museus temos tentado vencer um a um e por isso temos recebido vários comentários de escolas inclusivas e instituições parabenizando essa estrutura que oferece mais segurança e garante realmente o maior acesso de pe...
    Karla Osório
    Diretora da Ecco
  • ... creio que seja necessário fazer um trabalho mais intenso por parte dos órgãos responsáveis pelos museus...se faz necessário um projeto para todos os museus onde cada um deles dediquem um espaço para visitação de pessoas com deficiência...claro que com todos os rigores da acessi...
    Almir Escatambulo
    Deficiente Visual e sociólogo

Cadastro

Cadastre-se para recebernossas novidades!!!