opções de acessibilidade tipo de contraste: Contraste Padrão Contraste Invertido tamanho da fonte

A- A+

Novidades 360º | Lista de Notícias

Exposição "À Nordeste"

Exposição com recursos de acessibilidade e kit educativo sensorial produzidos pela Museus Acessíveis.

Você já foi a uma exposição em que no educativo tivesse uma prancha de comunicação alternativa para mediação durante a visita? Ou ainda, um jogo da memória com imagens de comunicação simplificada?

Esses e outros recursos compõem o kit educativo sensorial da exposição “À Nordeste”, em cartaz no Sesc 24 de Maio, até 25/08, produzidos pela Museus Acessíveis.
Neste kit, há também temperos e essências típicos do Nordeste que suscitam memórias, há uma réplica tátil do manto do Bispo do Rosário, outra de um voile do artista Leonilson, uma representação para toque de um barco do Maurício do Flande e de um boi do Mestre Vitalino! Já pensou em visitar e fruir esses materiais?
Para além desses recursos, foram pensados também em brinquedos, mini-instrumentos musicais, réplicas bidimensionais táteis de obra de Cândido Portinari e do artista Gandhi, além de outros objetos como cestaria, chapéu e utensílios do dia-a-dia.

Já na exposição, há mapa tátil, textos e legendas em dupla leitura (Português e braile), videoguia em Libras com legenda em Português e audioguia com audiodescrição e algumas obras originais estão disponíveis para toque, com a supervisão do educativo durante o percurso expositivo!

A “À Nordeste” tem curadoria de BITU CASSUNDÉ, CLARISSA DINIZ e MARCELO CAMPOS. O título da exposição parte da provocação do artista cearense Yuri Firmeza: "A nordeste de quê?", em que coloca em perspectiva as relações entre centralidades e periferias no Brasil e no mundo. Essa programação integrada à exposição conta com espetáculos de teatro, música e dança, exibição de filmes, além de encontros de reflexão e experimentação artística, relacionados com diversos conteúdos presentes na mostra.

A entrada é gratuita.

-----
Haverá também um curso no dia 13/07 (sábado), das 10h às 17h, com a Museus Acessíveis, a fim de apresentar e discutir um panorama sobre projetos expositivos acessíveis e programas educativos inclusivos para pessoas com e sem deficiência e públicos não usuais. Os participantes são convidados a realizar uma visita técnica à exposição "À Nordeste", primeira mostra do Sesc 24 de Maio com recursos de acessibilidade, e a conhecer e a usufruir do kit educativo sensorial pensado para as visitas mediadas. 
Inscrições gratuitas na Central de Atendimento - Vagas limitadas.

Acesse o site do Sesc para se inscrever: www.sescsp.org.br.

Serviços:

Visitas educativas
Para informações sobre agendamento, entre em contato pelo e-mail: agendamento@24demaio.sescsp.org.br
 
Visitas educativas programadas para público espontâneo
Sábados, domingos e feriados, às 10h, 14h e 16h.
 
Há textos traduzidos para os idiomas: espanhol, francês e inglês.
Classificação indicativa: 14 anos

 

Agenda Brasil de Acessibilidade

Clique e saiba mais sobreos principais eventos da área de acessibilidade!!!

DOM SEG TER QUA QUI SEX SAB
        1 2 3
4 5 6 7 8 9 10
11 12 13 14 15 16 17
18 19 20 21 22 23 24
25 26 27 28 29 30 31

Depoimentos

  • Entre os itens apresentados por você como necessários para a acessibilidade em museus temos tentado vencer um a um e por isso temos recebido vários comentários de escolas inclusivas e instituições parabenizando essa estrutura que oferece mais segurança e garante realmente o maior acesso de pe...
    Karla Osório
    Diretora da Ecco
  • ... creio que seja necessário fazer um trabalho mais intenso por parte dos órgãos responsáveis pelos museus...se faz necessário um projeto para todos os museus onde cada um deles dediquem um espaço para visitação de pessoas com deficiência...claro que com todos os rigores da acessi...
    Almir Escatambulo
    Deficiente Visual e sociólogo

Cadastro

Cadastre-se para recebernossas novidades!!!