Quem Somos
Um pouco da nossa história
A Museus Acessíveis foi fundada por Viviane Sarraf, doutora em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP, que dedicou sua vida acadêmica e profissional ao desenvolvimento teórico e prático da acessibilidade cultural para pessoas com deficiência.
Após sua graduação em Licenciatura em Educação Artística pela FAAP e especialização em Museologia pela USP, Viviane ingressa em seu mestrado em Ciência da Informação na Escola de Comunicações e Artes da USP, sempre envolvida com instituições e iniciativas de promoção e defesa dos direitos das pessoas com deficiência.
Empreendedora, engajada e preocupada com a crescente necessidade da melhoria no atendimento às pessoas com deficiência em museus e espaços culturais, em 2006 surge a Museus Acessíveis, empresa voltada ao desenvolvimento de soluções culturais acessíveis.
Ainda neste ano, cheia de novas ideias, informações e formações sobre empreendedorismo social, Viviane Sarraf inscreveu a recém-inaugurada Museus Acessíveis em uma oportunidade inédita no país, um dos programas pioneiros de empreendedorismo social e sustentável mundial: a Expedição Artemisia da Artemisia Foundation.
Após muitas etapas e seleções com bancas formadas por grandes empreendedores, a Museus Acessíveis foi um dos 5 empreendimentos premiados com 2 anos de acompanhamento estratégico, jurídico, financeiro, pessoal, apoio a equipe, desenvolvimento de perfil empreendedor e verba de start-up.
Assim, a Museus Acessíveis se consolida no mercado brasileiro e forma a RINAM – Rede de Informação de Acessibilidade em Museus – plataforma de disseminação da informação sobre acessibilidade cultural. [www.rinam.com.br]
Ao longo de sua trajetória, a Museus Acessíveis contou com o importante trabalho de profissionais, consultores, trainees e estagiários brasileiros e estrangeiros que contribuíram fundamentalmente com a afirmação do caráter social e com o cumprimento de sua missão.
Em sua estrutura atual a empresa conta com consultores com deficiência para avaliação e desenvolvimento de projetos e produtos culturais acessíveis, além de consultores técnicos especializados em arquitetura acessível, avaliação de acessibilidade 360º, ação educativa acessível, acessibilidade na web.
A Museus Acessíveis conta com parcerias estratégicas de empresas e instituições que desenvolvem produtos e serviços que apoiam suas ações de acessibilidade, como: Fundação Dorina Nowill para Cegos, Instituto Mara Gabrilli, Efeito Visual, Usina Maquetes, Voice Versa, Livre Acesso Braille, entre outros.