opções de acessibilidade tipo de contraste: Contraste Padrão Contraste Invertido tamanho da fonte

A- A+

Quem Somos

Um pouco da nossa história

Museus Acessíveis foi fundada por Viviane Sarraf, doutora em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP, que dedicou sua vida acadêmica e profissional ao desenvolvimento teórico e prático da acessibilidade cultural para pessoas com deficiência.  

 

Após sua graduação em Licenciatura em Educação Artística pela FAAP e especialização em Museologia pela USP, Viviane ingressa em seu mestrado em Ciência da Informação na Escola de Comunicações e Artes da USP, sempre envolvida com instituições e iniciativas de promoção e defesa dos direitos das pessoas com deficiência.

 

Empreendedora, engajada e preocupada com a crescente necessidade da melhoria no atendimento às pessoas com deficiência em museus e espaços culturais, em 2006 surge a Museus Acessíveis, empresa voltada ao desenvolvimento de soluções culturais acessíveis.

 

Ainda neste ano, cheia de novas ideias, informações e formações sobre empreendedorismo social, Viviane Sarraf inscreveu a recém-inaugurada Museus Acessíveis em uma oportunidade inédita no país, um dos programas pioneiros de empreendedorismo social e sustentável mundial: a Expedição Artemisia da Artemisia Foundation.

 

Após muitas etapas e seleções com bancas formadas por grandes empreendedores, a Museus Acessíveis foi um dos 5 empreendimentos premiados com 2 anos de acompanhamento estratégico, jurídico, financeiro, pessoal, apoio a equipe, desenvolvimento de perfil empreendedor e verba de start-up.

 

Assim, a Museus Acessíveis se consolida no mercado brasileiro e forma a RINAM – Rede de Informação de Acessibilidade em Museus – plataforma de disseminação da informação sobre acessibilidade cultural.  [www.rinam.com.br]

 

Ao longo de sua trajetória, a Museus Acessíveis contou com o importante trabalho de profissionais, consultores, trainees e estagiários brasileiros e estrangeiros que contribuíram fundamentalmente com a afirmação do caráter social e com o cumprimento de sua missão.

 

Em sua estrutura atual a empresa conta com consultores com deficiência para avaliação e desenvolvimento de projetos e produtos culturais acessíveis, além de consultores técnicos especializados em arquitetura acessível, avaliação de acessibilidade 360º, ação educativa acessível, acessibilidade na web.

 

A Museus Acessíveis conta com parcerias estratégicas de empresas e instituições que desenvolvem produtos e serviços que apoiam suas ações de acessibilidade, como: Fundação Dorina Nowill para Cegos, Instituto Mara Gabrilli, Efeito Visual, Usina Maquetes, Voice Versa, Livre Acesso Braille, entre outros.

Agenda Brasil de Acessibilidade

Clique e saiba mais sobreos principais eventos da área de acessibilidade!!!

DOM SEG TER QUA QUI SEX SAB
            1
2 3 4 5 6 7 8
9 10 11 12 13 14 15
16 17 18 19 20 21 22
23 24 25 26 27 28 29
30            

Depoimentos

  • Entre os itens apresentados por você como necessários para a acessibilidade em museus temos tentado vencer um a um e por isso temos recebido vários comentários de escolas inclusivas e instituições parabenizando essa estrutura que oferece mais segurança e garante realmente o maior acesso de pe...
    Karla Osório
    Diretora da Ecco
  • ... creio que seja necessário fazer um trabalho mais intenso por parte dos órgãos responsáveis pelos museus...se faz necessário um projeto para todos os museus onde cada um deles dediquem um espaço para visitação de pessoas com deficiência...claro que com todos os rigores da acessi...
    Almir Escatambulo
    Deficiente Visual e sociólogo

Cadastro

Cadastre-se para recebernossas novidades!!!